sábado, 13 de novembro de 2010

EDUCAÇÃO DE QUALIDADE



 "Qualidade significa melhorar a vida das pessoas, de todas as pessoas. Na educação a qualidade está ligada diretamente ao bem viver de todas as nossas comunidades, a partir da comunidade escolar. A qualidade na educação não pode ser boa se a qualidade do professor, do aluno, da comunidade, é ruim. Não podemos separar a qualidade da educação da qualidade como um todo, como se fosse possível ser de qualidade ao entrar na escola e piorar a qualidade ao sair dela".
Este é um trecho do texto apresentado pelo professor Moacir Gadotti no Fórum Estadual Extraordinário da UNDIME - 2009, no qual ele apresenta uma nova abordagem sobre a qualidade na educação, discutindo as dimensões técnicas e sobretudo políticas do tema.
É de extrema importância para a sociedade que o país coloque a educação no topo das prioridades.
Ressalta-se que se essa iniciativa for realizada, a probabilidade de atingir um ensino de qualidade é grande.

É perceptível o grande desestímulo por parte dos profissionais  da escola, equipes sem incentivo, mal remuneradas e principalmente o desinteresse por parte das famílias em relação ao que acontece com seus filhos no ambiente escolar.
Os grandes problemas na Educação são: exclusão, evasão, retenção e baixo nível de aprendizagem.

De acordo com pesquisas realizadas, 97% das crianças brasileiras entre 7 a 14 anos estão na escola e o restante 31%, que corresponde a 1,5 milhão de crianças, estão excluídas da formação escolar.

Uma pesquisa realizada pelo Instituo Paulo Montenegro revelou que 74% dos brasileiros são analfabetos funcionais, ou seja, não são capazes de realizar a leitura de um texto como este devido à dificuldade de interpretação. De cada 4 pessoas somente uma consegue entender um texto complexo.

 Na atualidade, momento no qual a globalização lidera, não há como sobreviver sem ter o domínio de competências básicas, como essa.
O ideal é que os educadores atinjam o governo, no sentido de conscientizá-lo da importância da educação, investindo mais recursos em escolas e professores, estabelecendo uma política em longo prazo.

Se houver uma união entre educação e governo será possível oferecer um ensino de qualidade para todo cidadão brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário