sábado, 13 de novembro de 2010

Padrões de Infra-estrutura para e Espaço Físico Destinado à Educação Infantil

Acredita-se que ambientes variadas podem favorecer diferentes tipos de interações e que o professor tem papel importante como organizador
dos espaços onde ocorre o processo educacional. Tal trabalho baseia-se na escuta, no diálogo e na observação das necessidades e dos interesses expressos pelas crianças, transformando-se em objetivos
pedagógicos.
Além disso, as grandes diversidades existentes no país, tais como as relativas a densidade demográfica, recursos socioeconômicos, contexto
cultural, condições geográficas e climáticas exigem uma abordagem de projeto que identifique os parâmetros fundamentais para a qualidade
do ambiente das unidades de Educação Infantil e ofereça condições
para que as prefeituras criem uma rede de qualidade, adaptando esses critérios de acordo com suas especificidades.
Este trabalho, portanto, busca ampliar os diferentes olhares sobre o espaço,
visando construir o ambiente físico destinado à Educação Infantil, promotor de aventuras, descobertas, criatividade, desafios, aprendizagem
e que facilite a interação criança–criança, criança–adulto e deles com o meio ambiente. O espaço lúdico infantil deve ser dinâmico, vivo, “brincável”, explorável, transformável e acessível para todos.

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