sábado, 13 de novembro de 2010

PROJETOS PARA CONSTRUÇÃO DE ESCOLAS E CRECHES

 



Este texto foi elaborado com base nos estudos e nas pesquisas do Grupo Ambiente-Educação (GAE), que desenvolve projetos relacionados à qualidade dos ambientes escolares com ênfase nas relações entre o espaço físico, o projeto pedagógico e o desenvolvimento
da criança, além da sua adequação ao meio ambiente. O GAE
reúne profissionais e pesquisadores de áreas e instituições distintas.
Tradicionalmente, as construções escolares seguem um Programa
de Necessidades previamente estabelecido pelas Secretarias
de Educação. A construção de uma unidade de Educação Infantil demanda planejamento e envolve os estudos de viabilidade, a definição das características ambientais e a elaboração do projeto arquitetônico,
incluindo o projeto executivo, o detalhamento técnico e as especificações de materiais e acabamentos.
Nesse sentido, este documento propõe incorporar metodologias participativas,
que incluam as necessidades e os desejos dos usuários, a proposta pedagógica e a interação com as características ambientais. Dentre as necessidades dos usuários, destaca-se o conceito de escola
inclusiva, isto é, ambientes planejados para assegurar acessibilidade universal, na qual autonomia e segurança são garantidas às pessoas com necessidades especiais, sejam elas crianças, professores, funcionários
ou membros da comunidade.
Nessa perspectiva, a concepção do projeto deve ser antecedida de processos participativos que envolvam a comunidade educacional – crianças, professores, funcionários, familiares e, nas unidades públicas
de Educação Infantil, as administrações municipais – com vistas a compartilhar os saberes e as experiências daqueles que vivenciam os espaços, além de incorporar a reflexão sobre o perfil pedagógico da instituição pretendida. Esse processo demanda a formação de uma equipe interdisciplinar, que envolva professores, arquitetos, engenheiros,
profissionais de educação e saúde, administradores e representantes
da comunidade, permitindo que os diferentes saberes e objetivos
sejam por eles compartilhados.
O/a professor/a, junto com as crianças, prepara o ambiente da Educação
Infantil, organiza-o a partir do que sabe que é bom e importante para o desenvolvimento de todos e incorpora os valores culturais das famílias em suas propostas pedagógicas, fazendo-o de modo que as crianças possam ressignificá-lo e transformá-lo. A criança pode e deve propor, recriar e explorar o ambiente, modificando o que foi planejado.

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