Aos dirigentes municipais de educação
Criar uma equipe multidisciplinar para a definição de diretrizes de construção e reforma das unidades de Educação Infantil.
Procurar integrar os responsáveis (engenharia/arquitetura) pela Secretaria de Obras com os responsáveis pela Secretaria de Educação
(administradores e diretores).
Considerar o enfoque do desenvolvimento sustentável na arquitetura
das unidades de Educação Infantil. Para tanto, envolver universidades
e institutos de pesquisa regionais na elaboração dos projetos,
integrando tecnologias regionais e tecnologias tradicionais adequadas ao clima da região.
Considerar critérios de qualidade para a realização das obras em seus vários aspectos: técnicos; funcionais; estéticos e compositivos.
Proporcionar o diálogo dos diferentes atores sociais envolvidos no planejamento e na concepção arquitetônica das unidades de Educação
Infantil.
À equipe multidisciplinar
Propor diretrizes e desenvolver o esboço inicial de uma concepção arquitetônica para a unidade de Educação Infantil, fundamentada na diversidade dos contextos físico-geográficos, socioeconômicos e culturais das comunidades locais.
Delinear estratégias gerais para a concepção e a construção de unidades de Educação Infantil, considerando o envolvimento e as demandas das crianças, os profissionais e as lideranças locais.
Criar e orientar comitês específicos para cada empreendimento, composto da equipe responsável pelo projeto, de profissionais daEducação Infantil e de representantes das comunidades locais. O objetivo desses comitês é integrar conceitos de arquitetura escolar sustentável e métodos e processos participativos de projeto, garantindo
a interdisciplinaridade no processo.
Elaborar cadernos e manuais adequados ao uso pelas comunidades
locais das práticas e dos conceitos relativos a: 1- sustentabilidade
na arquitetura das unidades de Educação Infantil e a preservação das edificações; 2- métodos participativos para a concepção e a manutenção das edificações; 3- normas e recomendações
dos respectivos conselhos estaduais e municipais, quando for o caso.
Atualizar normas, códigos de obras e cadernos de encargos, adequando-
os aos padrões sustentáveis de desempenho das unidades
de Educação Infantil e às características específicas de
cada região.
Propor indicadores para a avaliação da qualidade das edificações ao longo de sua realização.
Propor metas a serem atingidas e processos sistemáticos de avaliação
pós-ocupação para assegurar a qualidade do processo educativo
e das condições de bem-estar, conforto, salubridade e acessibilidade
dos usuários.
Propor ações de reconhecimento ou de premiação pela autoridade municipal aos gestores das creches e das pré-escolas pelos esforços
e pelas iniciativas realizado em prol da manutenção e da segurança
de sua unidade, do conforto e da salubridade dos usuários e suas implicações no processo educativo.
Estabelecer parcerias com universidades e instituições de pesqui-sa para oferecer cursos e seminários aos planejadores, aos arquitetos
e aos engenheiros, aos gestores e aos educadores, mostrando a necessidade do projeto colaborativo nas unidades de educação, com base nos conceitos de sustentabilidade e escolas inclusivas, garantindo os aspectos de acessibilidade universal.
Padrões de Infra-estrutura para e Espaço Físico Destinado à Educação Infantil
Aos arquitetos e aos engenheiros
Atuar a partir das orientações definidas pela equipe multidisciplinar.
Atuar para que a arquitetura das unidades de Educação Infantil seja fundamentada na diversidade dos contextos físico-geográficos,
socioeconômicos e culturais da comunidade local.
Realizar estudos, pesquisas e projetos de ambientes educacionais envolvendo a localização, a implantação, a avaliação e a reabilitação
de edificações.
Considerar e difundir a utilização de recursos materiais e técnicas locais à luz dos conceitos de sustentabilidade, atuando para incrementar
a capacidade local no segmento da construção civil.
Considerar que o desenvolvimento de unidades de Educação
Infantil inclusivas requer um maior conhecimento sobre o
processo de projeto, procurando uma integração entre o
usuário, o ambiente construído, o ambiente natural e a meto-
dologia educacional.
Aos gestores e aos demais profissionais da instituição de Educação Infantil
Encaminhar às autoridades competentes quadro de necessidades e solicitações dos itens básicos para construção ou reforma da
sua unidade.
Após a obra, realizar periodicamente relatórios sobre o estado da unidade, apontando problemas surgidos e possíveis soluções.
Orientar os demais usuários e pais nos cuidados que devem ter em relação à manutenção e à segurança da edificação escolar, suas instalações e seu entorno ambiental.
Procurar integrar as atividades pedagógicas e de lazer ao espaço físico da unidade.
Promover palestras e outras iniciativas com a comunidade para discutir
questões ligadas à sustentabilidade: salubridade; acessibilidade;
conforto ambiental; segurança e proteção ao meio ambiente (água potável, efluentes, vegetação, poluição, fontes alternativas de energia, etc.).
Subsidiar os profissionais de engenharia e arquitetura nos itens relativos às necessidades pedagógicas no que diz respeito à construção
e à reforma dessas unidades.
fonte: miolo